H1N1 | inicia nesta segunda (23) a campanha de vacinação – MinutoMT

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) terá início na segunda-feira (23). Nesta primeira fase da campanha, em Rondonópolis (MT), serão imunizados inicialmente os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente de atendimento principalmente devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) seguindo orientação do Ministério Público. A campanha segue até dia 23 de maio.

Os detalhes da Vacinação em Rondonópolis (MT)

Em resumo, a vacinação será fracionada devido as poucas doses recebidas pelo município. Nesta primeira remessa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Rondonópolis recebeu apenas 3.500 doses.

Apesar do Ministério da Saúde anunciar que a vacinação para idosos teria início nesta segunda-feira (23) devido a pouca quantidade de doses da vacina, este público-alvo será convocado posteriormente.

De acordo com a secretaria a imunização dos profissionais de saúde é prioritário por estarem na linha de frente no atendimento à população durante este período de pandemia de coronavírus e segue orientação do Ministério Público.

A vacinação para este público ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Segundo a secretaria, quando novas doses chegarem será anunciado o público-alvo e como serão feitas as vacinações.

A secretaria ainda recomenda que idosos e demais grupos vulneráveis permaneçam em casa durante esse período de combate à propagação do novo coronavírus.

Como será em Várzea Grande (MT)

Em Várzea Grande, a campanha de vacinação que começa nesta segunda-feira (23) e vai até 15 de abril, com um espaço maior para não haver corrida desnecessária em busca de vacinas e aglomerações. Em contrapartida, serão 19 locais públicos previamente escolhidos para cobrir toda a extensão territorial de Várzea Grande e atender a população que será imunizada, lembrando que neste primeiro momento somente os maiores de 60 anos e servidores da saúde são as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde e que receberão a imunização do H1N1.

Na capital, Cuiabá (MT)

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 a 16/04, em primeiro lugar, a vacinação será feita para os idosos (60 anos e mais), profissionais da Saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 a 09/05 professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

FONTE: Redação MinutoMT com informações da Assessoria

Leave a Reply

Required fields are marked *.